Notícias

Voltar Indea realiza encontro com produtores rurais de Chapada dos Guimarães


25 de Abril de 2017 às 15:02
A iniciativa deve se estender para outros municípios e tem como objetivo divulgar as ações de defesa sanitária animal e vegetal
Dayanne Santana | Sedec-MT


Dayanne Santana/Sedec-MT
A | A

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) realizou um encontro com produtores rurais de Chapada dos Guimarães, nesta segunda-feira (24.04). A ação integra o ciclo de palestras que a autarquia irá levar para alguns municípios, a fim de divulgar as ações de defesa sanitária animal e vegetal no Estado. Na próxima semana as palestras serão em Canarana, Água Boa e Querência. Os agendamentos das palestras são feitos por meio de contato com os sindicatos rurais.

De acordo com a diretora técnica do Indea, Daniella Bueno, a iniciativa tem o objetivo de levar informação e estar mais próximo do produtor. “Acreditamos que a informação é o melhor caminho para fortalecer uma unidade veterinária. Precisamos resgatar esse elo, o Indea é um órgão que está aí para contribuir e fortalecer a produção. Temos uma defesa sanitária, um serviço robusto, que dá credibilidade à produção”.

A palestra foi conduzida pelo coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo e pela responsável do Programa Estadual de Prevenção e Erradicação da Febre Aftosa, Ana Carolina Schimidt, que falaram sobre a estrutura e corpo técnico da autarquia, programas de sanidade animal, vigilância ativa e passiva, e ainda sobre as mudanças a partir da Lei nº 10.486, que dispõe sobre a defesa sanitária animal.

A produtora, Maria Lúcia, acredita que encontros como esse devem acontecer outras vezes. “Foi uma palestra bem esclarecedora. Recebemos novas informações, que desconhecíamos e que irá contribuir para a execução da nossa atividade, seguindo as leis vigentes. Acredito que o Indea poderia fazer esse tipo de ação mais vezes e levar informação para os produtores”.

A presidente do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Deusimar Muniz de Lima, destacou a importância da aproximação do instituto e produtores. “É uma grande oportunidade de orientar os produtores por quais caminhos podemos desenvolver a nossa atividade, e de nos aproximarmos. O sindicato é parceiro, e queremos produzir mais com qualidade e segurança”.

Durante a palestra foi abordado também, a mudança nas etapas de vacinação contra febre aftosa. Que a partir deste ano passa a ser da seguinte forma: 1ª etapa, de 1º a 31 de maio, a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de todas as idades. Já a 2ª etapa, de 1º a 30 de novembro, a vacinação é obrigatória para bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade.

As próximas palestra serão nos municípios de Água Boa (9 de maio), Canarana (10 de maio), Querência (11 de maio).

O vice-prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner de Melo, os servidores da Unidade Local, e a responsável pela atividade de Educação Sanitária e Cadastramento do Indea, Ana Beatriz Barbosa de Castilho, participaram do evento.