19 de Dezembro de 2018 às 14:30

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) realizou nesta terça-feira (18.12), na Câmara de Nova Brasilândia, um encontro com produtores rurais que teve objetivo de levar informações dos programas de defesa sanitária animal e vegetal, e de inspeção dos produtos e subprodutos de origem animal.
Foram apresentadas as palestras “Campanha de febre aftosa, doenças de notificação obrigatória e trânsito de animais”, pelo coordenador de Defesa Sanitária Animal, João Marcelo Brandini Néspoli; “Uso e comercialização de agrotóxicos e sementes”, pelo coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Renan Tomazele; e “Trânsito de produtos e subprodutos de origem animal”, coordenadora de Inspeção de Serviço de Produtos de Origem Animal, Fernanda Rocco.
Para a gerente regional, Maria Rosane Rocha Diniz, foi um importante trabalho de educação sanitária junto aos produtores rurais, estabelecimentos agropecuários. “O intuito é levar informações técnicas desenvolvidas pelo Indea. O resultado foi muito bom, permitiu a troca de informações e levantamento da demanda existente na região”.
O produtor rural, José Devanir Marques, de 74 anos, participou ativamente das palestras. “Palestras muito boas, eu participo de todas as reuniões e gosto de estar presente porque sempre aprendemos algo novo e temos que acompanhar as mudanças”.
Para o produtor de leite, Arcisio Pereira de Freitas, o encontro com os produtores de Nova Brasilândia foi muito importante, para ele é uma forma de saber das novidades, uma oportunidade de atualização das normas sanitárias.