Criado através da Lei Estadual nº 6.338 de 03/12/93, o Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (SISE) atua em estabelecimentos que realizam o comércio de seus produtos dentro do Estado de Mato Grosso, além da fiscalização do trânsito dos mesmos.

A finalidade principal desta atividade, reside na área de Saúde Coletiva, impedindo que alimentos passíveis de colocar em risco a saúde humana, cheguem à mesa do consumidor. Outra finalidade se refere ao auxílio à Defesa Sanitária Animal, com informações quantitativas e de origem, sobre doenças detectadas em abates de animais de açougue nos estabelecimentos registrados no SISE.

Para a empresa que é contemplada com o registro na inspeção estadual, abre-se a possibilidade da comercialização de seus produtos em todo o território mato-grossense.

Complementando os trabalhos de inspeção nas indústrias, são realizadas as análises microbiológicas e físico-químicas sobre os produtos originários destas indústrias, em laboratórios credenciados ao MAPA.

Entidades como Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/MT, Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA, Ministério Público e Vigilância Sanitária (estadual e municipais) complementam o rol de parceiros na área de proteção à saúde pública.

Os empresários que têm interesse em instalar o SISE em indústrias que manipulem e industrializem produtos de origem animal pode encontrar em nosso manual de procedimentos e nas normas de construção as orientações necessárias para iniciarem o processo de registro. Para isso CLIQUE AQUI.

Para saber quais indústrias estão registradas junto ao SISE CLIQUE AQUI.

Para maior conhecimento desta atividade torna-se necessária leituras constantes das Lei nº 6.338 de 03.12.93 e Lei nº 8.422 de 28.12.05 e o Decreto nº 290 de 25.05.07.

Consulte as normas abaixo:

NORMAS DE ORIENTAÇÃO PARA ESTABELECIMENTO DE LEITE E DERIVADOS

NORMAS PARA CONSTRUÇÃO DE ESTABELECIMENTOS PRODUTORES DE MEL, CÊRA DE ABELHAS E DERIVADOS

NORMAS PARA CONSTRUÇÃO DE MATADOURO DE BOVINOS E SUÍNOS

NORMAS DE CONSTRUÇÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ABATE DE AVES E COELHOS