SOCIAL

 
 
 
 
 
 
Disponibilizamos nesta seção a legislação pertinente as atividades do Indea:



Últimas adicionadas

  • Manual GTA Suideos 10.0
  • Dispõe sobre o armazenamento de produtos agrotóxicos e afins no Estado de Mato Grosso.
Quarta, 12 de novembro de 2014, 13h05 | Tamanho do texto: A- A+

Sanidade Suídea


INDEA-MT
Ao longo de vários anos evidencia-se um aumento expressivo da produção de carne suína em rebanhos tecnificados em todo o Brasil.


O Brasil apresenta-se como 4º maior produtor e exportador mundial de carne suína. No ranking nacional, o estado de Mato Grosso posiciona-se como o 5º maior produtor deste tipo de produto.


O estado conta também com um grande potencial expansivo nesta atividade, devido à facilidade de aquisição dos principais cereais (soja e milho) que são os ingredientes primordiais para a fabricação da ração utilizada na alimentação dos suínos, além de vasto e propício território, com excelente nível de biossegurança, sendo o Estado livre de Peste Suína Clássica com reconhecimento nacional pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


O Programa Estadual de Sanidade Suídea controla as doenças de notificação obrigatória que acometem suídeos, e a de maior atenção devido as suas implicações sanitárias, gerando baixa produtividade, e com grandes impactos na produtividade e perdas de mercados econômicos é a Peste Suína Clássica.


Os sinais clínicos que os suínos afetados apresentam inicialmente são depressão e febre alta, ou seja, os suínos ficam amontoados num campo da pocilga/chiqueiro como se estivessem com frio. Podem ocorrer também hemorragia e manchas arroxeadas nas pontas de orelhas e patas, no abdômen e parte interna dos membros. Observam-se também sinais nervosos, como: letargia, convulsões ocasionalmente, ranger de dentes e dificuldade de locomoção.


Caso ocorram esses sintomas, o INDEA local deverá ser imediatamente notificado para que o médico veterinário oficial realize o pronto atendimento da suspeita de doenças. 


Links úteis: 

MAPA

OIE

Manual de Trânsito de Suínos 10.0

Mais sobre este assunto:

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: