SOCIAL

 
 
 
 
 
 
Disponibilizamos nesta seção a legislação pertinente as atividades do Indea:



Últimas adicionadas

  • Manual GTA Suideos 10.0
  • Dispõe sobre o armazenamento de produtos agrotóxicos e afins no Estado de Mato Grosso.
Sexta, 14 de novembro de 2014, 14h48 | Tamanho do texto: A- A+

Tecnologia da Madeira


INDEA-MT

O Laboratório de Tecnologia da Madeira (LTM) atua na caracterização tecnológica das madeiras, no desenvolvimento de técnicas para racionalização do uso e emprego da madeira nos setores produtivos e de consumo, público e privado, propondo alternativas e soluções para os mais diversos problemas do setor madeireiro.



Recursos, Atividades e Estrutura do LTM:

- Técnicos especializados na área de Anatomia e identificação de madeiras, executando desde 1976 a identificação botânica de madeiras, a partir da análise da anatomia do lenho.
- Xiloteca com 1500 amostras de madeiras; 400 espécies catalogadas, sendo que todas as espécies catalogadas se referem às que tem ocorrência natural no Estado de Mato Grosso; conta com um laminário com 1500 lâminas de madeira, possibilitando o estudo microscópico de 400 espécies diferentes.
- Corpos de provas, utilizados em cursos e treinamento em anatomia e identificação de madeiras.
- Conta com uma marcenaria que dá suporte as atividades do laboratório, desdobrando as madeiras e confeccionando os corpos de provas para os mais variados fins.
- O L.T.M. atua no monitoramento e revisão de 20 % das amostras de madeiras coletas e identificadas nas unidades locais , tendo como objetivo o controle de qualidade dos trabalhos executados pelo servidores do INDEA/MT.
- O Laboratório está capacitado para atender às necessidades tecnológicas de empresas madeireiras de diversos segmentos produtivos e diferentes órgãos públicos ambientais, através de perícia técnica certificam-se espécies e respectivos volume de cargas apreendidas.

 

SERVIÇOS TECNOLÓGICOS DO LTM

Há dois métodos de identificação: macroscópica e microscópica.

- A identificação macroscópica é um método rápido e seguro, o qual permite a identificação da maioria das madeiras comerciais. Sendo esta realizada com uma lupa conta-fios (10x), faca para polimento e através da comparação da estrutura do lenho com a coleção de amostras-padrão de madeiras do Estado da xiloteca do LTM e de outras Instituições do país.
- A identificação microscópica é um processo mais demorado, onde se confecciona uma lâmina histológica e observa-se a estrutura da madeira minuciosamente e compara-se com a coleção de lâminas já existente no LTM.

 

 

Como o LTM analisa amostras de madeira, exemplo:

Nomes Vulgares: CEDRINHO, Quarubarana, Pau-tabuinha, Cambará.
Nome Científico: Erisma uncinatum
Madeira moderadamente pesada; cerne de cor róseo-acastanhado, às vezes avermelhado-escuro.

Parênquima distinto a olho nu, em faixas tangenciais, envolvendo os poros, largas, sinuosas, freqüentemente interrompidas em trechos curtos. Poros médios a grandes, totalmente obstruídos por tilos brilhantes. Raios no topo, visível só sob lente, irregularmente dispostos.

 

 

 

ESTRUTURA MACROSCÓPICA DO CEDRINHO

Como solicitar serviços tecnológicos ao LTM:

Para solicitação de análise de identificação botânica de Madeira, enviar o material medindo 20x10x3 cm, nome vulgar e região de procedência da madeira, para o Laboratório de Tecnologia da Madeira.

Av. Jurumirim s/nº - Planalto – Cuiabá/MT – Fone (Fax) - (65) 653-1630.

Arquivo(s) anexado(s)

Mais sobre este assunto:

Preencha o formulário abaixo para receber nossos boletins: