Pular para o conteúdo
Voltar

Indea recebe centrífugas para realização de testes sorológicos

Dayanne Santana | Indea-MT

Dayanne Santana/Indea-MT
A | A

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) recebeu nesta sexta-feira (25.05), 12 centrífugas de uso laboratorial que serão destinadas à realização de testes sorológicos em animais. Os equipamentos foram doados pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e devem ser enviadas para os municípios mais expressivos na produção comercial de suínos.

Para a presidente do Indea, Daniella Bueno, a parceria com a Acrismat é de grande importância para a sanidade animal e para a cadeia suinícola do estado. “É uma parceria de sucesso, de muitos anos. A suinocultura está em plena expansão no estado e essa parceria contribui para o crescimento. Esses equipamentos garantirão celeridade na realização de inquéritos sorológicos, além de favorecer a qualidade do material coletado para as análises laboratoriais”.

As centrífugas foram adquiridas para a realização do inquérito sorológico de Peste Suína Clássica (PSC), doença alvo de monitoramento do Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS/INDEA), que precisou ser feito em 2016, para que Mato Grosso pudesse pleitear a certificação de zona livre da doença. Em maio do mesmo ano, a certificação internacional de zona livre da peste suína clássica foi concedida à Mato Grosso, durante a 84ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, representando o presidente da entidade, o senhor Raulino Teixeira, falou sobre a parceria com o Indea. “A parceria com o Indea é muito salutar, a associação prima muito pelas questões sanitárias e com certeza essa doação vai contribuir com a suinocultura. Representa novas possibilidades e preparação do estado para abrir novos mercados para trazer benefícios e divisas para Mato Grosso”.





Editorias