Evento Brasil Livre da Aftosa reúne servidores do Indea, produtores e autoridades em Vera

Dayanne Santana | Indea-MT

Indea-MT

O município de Vera (a 458 km de Cuiabá), também realizou o evento “Brasil Livre de Febre Aftosa”. O encontro foi realizado no dia 05 de abril, no Sindicato Rural do município, em comemoração ao reconhecimento internacional de país livre de febre aftosa com vacinação, que será entregue ao Brasil, em maio deste ano, durante a assembleia geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris.

O evento realizado em Vera contou com a presença de 95 pessoas, entre produtores rurais, servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), e de autoridades do município como o vice-prefeito de Vera, Marcelo Alves da Costa, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Renato Marzola de Andrade, e dos vereadores Vilmar Scherer, Cristiano José Nicoli e Odimar José Gehlen.

Uma palestra sobre a trajetória dos trabalhos de prevenção e controle da Febre Aftosa no Brasil e a importância da Certificação do País Livre da Febre Aftosa com vacinação para a cadeia produtiva, foi ministrada pelos servidores do Indea. A abertura do evento foi conduzida pelo supervisor regional Luzivaldo Pires de Souza, e contou com a participação do responsável pela ULE de Vera, Adélcio Mileski, do agente fiscal Paulo Sérgio de Araújo, e da médica veterinária Patrícia Porto Senna, da ULE de Sinop.

A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996. E desde o ano 2000, o estado é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação. Para alcançar esse status, foi necessário unir forças de toda a cadeia produtiva e muito trabalho.

O evento foi realizado pelo Indea por meio da Unidade Local de Execução (ULE) de Vera, com apoio da Unidade Regional de Supervisão (URS) de Sinop, e da ULE de Sinop, contou ainda com parceiros como o Sindicato Rural de Vera, Prefeitura Municipal de Vera por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Revendas de Produtos e Insumos Agropecuários, produtores rurais de Vera e Feliz Natal.

Editorias