Pular para o conteúdo
Voltar

Tuberculose Bovina

Tuberculose Bovina



A tuberculose bovina é causada pelo Mycobacterium bovis é uma enfermidade de evolução crônica que acomete principalmente bovinos e bubalinos, caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido.

 Em 2009 foi realizado um estudo epidemiológico para avaliar a prevalência da tuberculose bovina no Estado de Mato e identificou uma prevalência de 0,12% em fêmeas da espécie bovina e 1,3 em propriedades. Neste cenário, a melhor alternativa para se avançar no combate à doença é a implementação de estratégias de erradicação, a partir de um Sistema de Vigilância para detecção e saneamento de focos residuais.

 A combinação de baixas prevalências com bons Sistemas de Vigilância poderá classificar o Estado de Mato Grosso, como área em erradicação, trazendo grandes vantagens competitivas no mercado internacional.

O que consistirá este plano de vigilância?

O plano consistirá na implementação de um sistema de detecção e rastreamento de focos a partir de lesões em abatedouros. Em resumo, quando o serviço de inspeção identificar lesões características de tuberculose bovina na linha de abate, será encaminhado para confirmação laboratorial e em caso positivo a propriedade de origem será identificada com posterior saneamento.

 

LEGISLAÇÕES

Lei 10.486 de 29 de dezembro de 2016

Portaria INDEA/MT n° 137, de 12 de novembro de 2019

 



Sanidade Animal
Todos os Serviços