Pular para o conteúdo
Voltar

Sanidade Equídea

Sanidade Equídea



 

Médicos Veterinários Habilitados para Mormo MAPA

Relação dos Médicos Veterinários Oficiais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT)

Laboratórios credenciados para realização de exame de mormo
 

Habilitação de médico veterinário autônomo para coleta e envio de material para diagnóstico de mormo

A solicitação de habilitação de mormo deve ser realizada por médicos veterinários, e devem seguir as orientação do Ministério da Agricultura (MAPA) para habilitações solicitadas a partir de 2020.
Os pedidos devem ser feitos através dos formulários NOVOS (modelo anexo), e seguindo os procedimentos orientados pelo MAPA para os cursos EAD (curso online).
Mesmo os profissionais que já realizaram o treinamento antigo presencial ofertado pelo INDEA e que ainda não foram habilitados antes de 2020 devem realizar este novo treinamento EAD (online na plataforma da EMBRAPA).

Segue link do treinamento:

https://www.embrapa.br/e-campo/capacitacao-especifica-sobre-programa-nacional-de-sanidade-dos-equideos-pnse

Os médicos veterinários interessados no credenciamento deverão encaminhar ao MAPA para o correio eletrônico pnse.sfa-mt@agricultura.gov.br as seguintes documentações do curso habilitação mormos (os documentos podem ser enviados pelo próprio veterinário): 

1- Certificado de conclusão do mencionado curso de capacitação/Plataforma AVA/Embrapa. 
2- Foto ou imagem da carteira de registro no CRMV. 
3- Formulário de solicitação preenchido (anexo) contendo foto ou imagem do profissional, endereço, telefone móvel e fixo para contatos e endereço de correio eletrônico. 
A partir desta solicitação, será iniciado o processo administrativo para a publicação da portaria de habilitação no boletim do MAPA. O período estimado é de até 30 dias.


Manual de Preenchimento para Emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) de Equídeos /MAPA - versão 19.0 

Instrução Normativa do MAPA nº 45 de 15 de junho de 2004, aprova as normas para a prevenção e o controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE). 

Instrução Normativa do MAPA nº 06/2018 que aprova a s Diretrizes Gerais para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo no Território Nacional no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).

Portaria nº 35, DE 17 de abril de 2018 – Define os testes laboratoriais para o diagnóstico do mormo

Instrução de Serviço DDA n.º 017/01 - Determinação da adoção de medidas sanitárias em razão da ocorrência de influenza (gripe) equina



Sanidade Animal
Todos os Serviços