Pular para o conteúdo
Voltar

Treinamento vai capacitar médicos veterinários para serviço de inspeção

Ao todo, 91 profissionais entre fiscais do Indea e das prefeituras vão passar pelo treinamento
Débora Siqueira | Assessoria/Indea

Ovos, pescado e leite - Foto por: Divulgação
Ovos, pescado e leite
A | A

A Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (CISPOA) do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) promove de 4 a 7 de abril um treinamento na área de Inspeção, Tecnologia e Processamento de Pescado, Ovos e Mel e seus derivados.

Ao todo serão capacitados 50 fiscais estaduais, médicos veterinários lotados nas unidades do Indea no interior, além de médicos veterinários do Serviço de Inspeção Sanitária Municipal (SIM) de 41 municípios.

“O objetivo do treinamento é qualificar os profissionais no exercício de suas atribuições para dar um incremento nas ações de fiscalização, proporcionando um ganho ao consumidor final quanto à entrega de produtos de origem animal dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação vigente”, destacou a coordenadora do Cispoa, Fernanda Rocco. 

A expectativa é que os treinamentos contribuam para o nivelamento das ações de inspeção sanitária entre Estado e Municípios, e, consequentemente aumente o quantitativo de municípios aderidos ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF-MT).

Atualmente, seis municípios do Estado aderiram SUSAF-MT. Com isso, 11 agroindústrias de Mato Grosso puderam ampliar seus negócios comercializando os produtos em todo o Estado.

Os estabelecimentos que possuem registro apenas com inspeção municipal têm seu comércio limitado ao território do município sede da indústria. Com adesão ao SUSAF-MT passam a ter a vantagem de comercializar os produtos no âmbito estadual.