Pular para o conteúdo
Voltar

Adesão ao Susaf via consórcio pode beneficiar os pequenos municípios

Em MT, 65 cidades tem serviço de inspeção municipal e 6 aderiram ao sistema que permite comercializar produtos em todo Estado
Débora Siqueira | Assessoria/Indea

Alimentos Buono - Foto por: Assessoria
Alimentos Buono
A | A

Seis municípios de Mato Grosso aderiram ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (SUSAF). Com isso, 11 agroindústrias de Mato Grosso puderam ampliar seus negócios comercializando os produtos em todo o Estado. 

Os estabelecimentos que possuem registro apenas com inspeção municipal têm seu comércio limitado ao território do município sede da indústria. Com adesão ao SUSAF-MT passam a ter a vantagem de comercializar os produtos no âmbito estadual. 

Produtos cárneos (linguiças, salames, dentre outros), laticínios, mel e pescado são os produtos mais comercializados dentre as empresas que conseguiram aderir ao Sistema Unificado Estadual. Eles ganharam mercado, além dos limites da sede do município onde fabricam os produtos alimentícios de origem animal. 

Para que mais empresas possam ganhar mais espaço no mercado estadual, as prefeituras precisam aderir ao SUSAF-MT. Um dos caminhos mais rápidos para isso é via consórcio regional, com a união de várias prefeituras. Assim, juntas, elas poderão ter um profissional para fazer serviço de inspeção em todas as indústrias. 

Dos 141 municípios de Mato Grosso, 65 tem Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A maioria não tem o serviço, dificultando a instalação de agroindústrias locais. Juntas, via consórcio, elas podem aderir ao SUSAF-MT e incentivar a cadeia produtiva. 

“É um forma de agregar todos os municípios via consórcio e aplicar a fiscalização, distribuir os médicos veterinários para o serviço de inspeção, ter responsável técnico atendendo aos municípios consorciados. Este é o caminho para adesão dos municípios menores ao SUSAF”, apontou a coordenadora de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Cispoa) do Indea, Fernanda da Silva Rocco. 

Ela esteve em Sorriso no dia 09 de março em reunião com os membros do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Vale do Teles Pires (Cidesa), que reúne 15 municípios da região Norte. Na ocasião, Fernanda apresentou os requisitos necessários para adesão ao SUSAF-MT por meio do Consorcio Intermunicipal. 

Os municípios interessados em aderir ao SUSAF-MT precisam encaminhar a documentação para a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), que verifica toda a documentação encaminhada, posteriormente encaminha ao Indea. A equipe técnica da Cispoa realiza as auditorias sobre o funcionamento do serviço de inspeção municipal e estabelecimentos indicados pelos municípios.