Pular para o conteúdo
Voltar

MT livre SEM vacinação febre aftosa

MT livre SEM vacinação febre aftosa



 

VÍDEOS PNEFA

 

O que você precisa saber sobre a febre aftosa?

Este vídeo foi produzido pela Comissão Europeia para o Controle da Febre Aftosa (EuFMD). Descreve as principais vias de transmissão da febre aftosa e os sinais clínicos que caracterizam a infecção. Além disso, são descritas as ações que precisam ser tomadas pelo produtor em caso de suspeita da ocorrência de febre aftosa em sua propriedade.

 

O que você precisa saber sobre a Febre Aftosa (versão inglês)

Este vídeo foi produzido pela Comissão Europeia para o Controle da Febre Aftosa (EuFMD). Descreve as principais vias de transmissão da febre aftosa e os sinais clínicos que caracterizam a infecção.

 

¿Qué necesitas saber sobre la fiebre aftosa? (versão espanhol)

Este vídeo foi produzido pela Comissão Europeia para o Controle da Febre Aftosa (EuFMD). Descreve as principais vias de transmissão da febre aftosa e os sinais clínicos que caracterizam a infecção.

 

Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA)

O Chefe da Divisão de Trânsito Nacional, Luiz Felipe Ramos de Carvalho, aborda a situação atual da PGA WS

 

Informatização do Serviço de Saúde Animal no Brasil

O Diretor do Departamento de Saúde Animal, Geraldo Marcos de Moraes, aborda o tema da informatização em apoio às ações de saúde animal no Brasil.

 

Rio Grande do Sul livre de febre aftosa

Vídeo institucional do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamos sobre o combate e erradicação da febre aftosa no Rio Grande do Sul.

 

Banco de Vacina para Febre Aftosa

Diretor do DSA/MAPA, Geraldo Moraes, fala da situação atual (2021) relacionado ao banco de vacina para febre aftosa a ser utilizado pelo Brasil

 

Fundo nacional de Saúde Animal

Ronaldo Teixeira, Coordenador Geral da CGPZ/DSA/MAPA, aborda o tema fundo nacional de saúde animal proposto para o país.

 

Espalhamento da Febre Aftosa

Professor Fernando Ferreira (USP) apresenta os resultados do modelo de espalhamento da Febre Aftosa em Zonas Livres de Febre Aftosa Sem Vacinação no Brasil

 

Acre livre de febre aftosa

Vídeo institucional do governo do Acre sobre o reconhecimento do Estado de livre de febre aftosa sem vacinação (maio de 2021).

 

Rondônia livre de febre aftosa

Vídeo institucional do governo de Rondônia sobre o reconhecimento do Estado de livre de febre aftosa sem vacinação (maio de 2021).

 

Live sobre as três novas áreas livre de febre aftosa sem vacinação reconhecidas pela OIE em 2021

Live da Ministra da Agricultura, Secretário da SDA, Diretor do DSA e governadores dos Estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação em maio de 2021 conversam sobre o reconhecimento da OIE.

 

Novas zonas livres de febre aftosa sem vacinação (2021)

Vídeo institucional do MAPA sobre a ampliação dos estados livres de febre aftosa sem vacinação no país em maio de 2021.

 

Live: Febre aftosa: Novas conquistas e desafios

Live com participação do MAPA e do Centro Panamericano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária - Panaftosa/OPAS sobre o andamento do PHEFA (maio/21).

 

Paraná livre de febre aftosa - linha do tempo

Vídeo institucional do governo do Paraná sobre o reconhecimento do Estado de livre de febre aftosa sem vacinação (maio de 2021).

 

Amazonas livre de febre aftosa

Vídeo institucional do governo do Amazonas sobre o reconhecimento de 14 municípios do Estado de livre de febre aftosa sem vacinação (maio de 2021).

 

Mato Grosso livre de febre aftosa

Vídeo institucional do governo do Mato Grosso sobre o reconhecimento de 5 municípios do Estado de livre de febre aftosa sem vacinação (maio de 2021).

 

Apresentação da Série de vídeos sobre febre aftosa pelo Diretor do PANAFTOSA/OPAS

VÍDEO 1: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

Por que podemos erradicar a febre aftosa nas Américas?

VÍDEO 2: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

A vacinação é necessária para estar livre de febre aftosa?

VÍDEO 3: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

Não existe risco zero para a febre aftosa

VÍDEO 4: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

Não olhar pelo retrovisor (febre aftosa)

VÍDEO 5: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

É possível um país se manter livre de febre aftosa sem o uso de vacinas?

VÍDEO 6: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

Pode ocorrer um foco de febre aftosa em um país livre?

VÍDEO 7: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA)

 

Quem paga a conta em um país livre de febre aftosa?

VÍDEO 8: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

BANVACO - Por que os países livres necessitam de um Banco de Antígenos e Vacinas de Febre Aftosa?

VÍDEO 9: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA)

VÍDEO 10: o PANAFTOSA produziu e disponibilizou uma série de curtos vídeos abordando as dúvidas frequentemente levantadas em discussões sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas, os riscos e a retirada da vacinação na última etapa do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA).

 

Novas Diretrizes do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA)

Após a publicação da Instrução Normativa MAPA 48/2020 que estabeleceu uma atualização nas diretrizes do PNEFA, a Divisão de febre aftosa disponibilizou este vídeo para demonstrar as principais mudanças nas diretrizes nacionais do PNEFA.

 

Plano Estratégico 2016-2027 do PNEFA

O plano estratégico 2017-2026 visa manter a condição de país livre da febre aftosa e, gradualmente, ampliar as zonas livres sem a utilização da vacinação. O plano está alicerçado em 4 componentes, 16 operações e 102 ações e para como é seu funcionamento a divisão de febre aftosa elaborou um vídeo que pode ser acessado aqui.

 

Ações do PNEFA realizadas em 2020

A prestação de constas junto a sociedade dos trabalhos realizados no PNEFA no ano de 2020 são apresentados neste vídeo produzido pela Divisão de Febre Aftosa

 

Identificação de áreas de risco para febre aftosa no país e a vigilância baseada em risco

Neste vídeo é demonstrado o método utilizado para a identificação de áreas de maior risco para a febre aftosa no Brasil e a vigilância baseada em risco implantada nas zonas livres de febre aftosa sem vacinação.

 

Documentos importantes para a gestão e execução do PNEFA no país

Tenha conhecimento dos principais documentos que compõem e dão as diretrizes do PNEFA no país.

Plano de Vigilância para a Febre Aftosa

O sistema de vigilância para febre aftosa é composto por cinco componentes, que são demonstrados neste vídeo produzido pela Divisão de Febre Aftosa.

 

Manual de investigação de doença vesicular

Os procedimentos realizados na propriedade rural ou outra unidade epidemiológica que tenha um caso suspeito de doença vesicular são demonstrados neste vídeo elaborado pela Divisão de Febre Aftosa.

 

Manual para Emergência em febre aftosa

Quando da ocorrência de um foco de febre aftosa diversos procedimentos são adotados para controle e erradicação desse evento sanitário. Os procedimentos adotados nessas situações são demonstrados neste vídeo que abordo o plano de contingência para a febre aftosa.

 

Plano de comunicação do PNEFA

A comunicação, educação em saúde animal e o plano de capacitação são fundamentais para o bom andamento do PNEFA. Neste vídeo é possível verificar o que está previsto no plano de comunicação do PNEFA.

 

Documentos relacionados ao PNEFA - manual SIZ, trânsito, livros e guias internacionais

Além dos documentos produzidos pela Divisão de febre Aftosa para nortear o PNEFA, há outros documentos relacionados e que são importantes no contexto do PNEFA e demonstrados neste vídeo.

 

PHEFA: Plan de Acción 2021-2025

Vídeo divulgado pela PAHO TV sobre a construção do Plano de Ação 2021-2025 do Programa Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), com participação de especialistas brasileiros (MAPA).

 

Documentario sobre PANAFTOSA y la Fiebre Aftosa [2018]

Vídeo divulgado pela PAHO TV sobre o controle e erradicação da Febre Aftosa no Brasil e a importância do Panaftosa neste processo.

 

Live: As novas regras do PNEFA com a publicação da IN 48/2020 e o Impacto no Setor Produtivo

“Live” divulgada pela canal Suasa – Mapa sobre as novas regras do PNEFA com a publicação da IN 48/2020 e o impacto do setor produtivo

 

BR Brasil Livre de Febre Aftosa: do início ao fim, da vacina à erradicação

Vídeo divulgado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária sobre o controle e erradicação da febre aftosa no país

 

Six decades of EuFMD

Vídeo divulgado pela Comissão Europeia de Febre Aftosa (EuFMD) em comemoração as seis décadas de trabalho no controle e erradicação da doença na Europa (em inglês)

 

BR Brasil Livre de Aftosa: Envolvimento de Outros Atores

Vídeo divulgado pela Associação Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários sobre as partes interessadas que trabalharam na exitosa campanha de controle e erradicação da febre aftosa no Brasil

 

 

LIVRO Adeus ao vírus - Erradicação da febre aftosa

Mato Grosso está às vésperas da retirada da vacinação contra a febre aftosa em todo seu território, depois de quase 26 anos sem nenhum registro da doença. Não poderia haver, portanto, momento mais oportuno para o lançamento do livro “Adeus ao vírus – Erradicação da febre aftosa: a participação de Mato Grosso na maior epopeia veterinária das Américas”, de autoria dos jornalistas Martha Baptista e Sérgio de Oliveira.

Com base em depoimentos de pesquisadores, médicos-veterinários, pecuaristas e outros representantes da cadeia produtiva, os autores registram em mais de 300 páginas a longa batalha para a erradicação da febre aftosa em Mato Grosso, no Brasil e no continente sul-americano, com destaque para a parceria desenvolvida com a Bolívia.

O livro conta como o vírus da aftosa foi identificado no século XVI, na Itália, chegando às Américas no século XIX, e como foi sua erradicação em países como os Estados Unidos, onde não circula desde 1929.  Conta também a traumática experiência de quem lidou com a doença quando ainda não havia disponibilidade de vacinas no país, passando pela fundação de entidades como o Panaftosa, estruturação dos serviços veterinários estaduais, criação dos Fundos Emergenciais privados, produção das primeiras vacinas a serem utilizadas em campanhas e a impressionante evolução desses imunizantes – um dos fatores primordiais para a erradicação da doença em nosso país. O Brasil foi declarado, em 2018, livre de aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). 

“Adeus ao vírus” traz ainda um panorama da situação atual no continente sul-americano, onde apenas a Venezuela registra casos da doença, e abre espaço para a discussão do momento: se o Brasil está realmente preparado para retirar a vacinação.

O combate à aftosa foi, nas palavras de um dos entrevistados, “a maior epopeia veterinária das Américas”, e é essa história que o leitor encontrará nas páginas de “Adeus ao vírus”, contada por seus protagonistas. A publicação tem o patrocínio do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT).

“Tendo como referência as dificuldades enfrentadas num passado recente e as lições aprendidas, estamos certos de que continuaremos a trilhar esta estrada, alcançando nossa meta num futuro muito próximo: ter Mato Grosso inteiro livre de febre aftosa sem vacinação – o coroamento desta história de sucesso” – afirma o presidente do Fesa-MT Antonio Carlos Carvalho de Sousa na apresentação do livro, que será lançado no dia 16 de dezembro, às 9 horas, no Auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), com as presenças de vários especialistas que contribuíram para a elaboração da obra.



Sanidade Animal
Todos os Serviços