Pular para o conteúdo
Voltar

Indea realiza curso de capacitação técnica

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato grosso realizou curso de capacitação técnica ao seu corpo técnico de engenheiros agrônomos e florestais com a finalidade de aprimorar o conhecimento referente à praga da mosca da carambola
Max Campos | Indea-MT

- Foto por: - Foto por: Divulgação Indea
A | A

Entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro estiveram reunidos na Superintendência Federal de Agricultura (SFA/MT), os Fiscais de Defesa Agropecuária e Florestal do INDEA/MT (Engenheiros Agrônomos e Florestais), participando da Capacitação técnica de "Identificação, Levantamento de pragas, e Implementação de Plano de Contingência da praga Bactrocera carambolae (mosca da carambola)".

A praga em questão ainda não foi detectada no estado do Mato Grosso, mas os fiscais já vêm realizando o monitoramento em todo o estado, que é considerado de "alto risco" para a introdução da praga.

Esta é uma “praga quarentenária presente”, detectada nos estados do Amapá e Pará, e é considerada uma ameaça à fruticultura brasileira, pois danifica os frutos tornando-os impróprios à comercialização, bem como para a exportação para países onde a praga ainda não foi encontrada. Neste sentido o trabalho do INDEA/MT consiste em monitorar as principais vias de entrada, com o uso de armadilhas, visando evitar a introdução e disseminação da praga no Mato Grosso.

O treinamento foi ministrado pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários Wilda Pinto e Jefferson Luiz Aguiar, das superintendências federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Amapá e Roraima, respectivamente. 


Download



Editorias